Desde os inícios, o fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, tinha o sonho de também poder dispor o Carisma Canção Nova a serviço da Igreja da Terra Santa. Em março de 2005, com a chegada dos primeiros missionários e por meio da parceria com a Igreja Maronita no Convento de Belém, esse sonho tornou-se realidade. A comunidade começou então a evangelizar produzindo conteúdos de jornalismo, vídeos, programas de TV e Website, como também servindo de apoio às peregrinações, com a Obra de Maria e a PJJ (Peregrinatio Jubilaeum Jerusalem).
Parceria entre a Comunidade Canção Nova e a Custódia Franciscana da Terra Santa
O atual patriarca e anteriormente custódio da Terra Santa, Cardeal Pierbattista Pizzaballa, certa vez disse: “Uma das perguntas que eu me fazia era: ‘como comunicar a Terra Santa?’… Os cristãos do mundo sabiam pouco desse lugar, e aquele pouco eram somente os problemas… Precisávamos comunicar uma mensagem positiva… Para mim, era claro que a forma de comunicação mais importante, além da revista, naturalmente, era a televisão… Eu tinha essa ideia, mas não sabia como realizar… Então surgiu uma luz! Veio o fundador da Canção Nova, nascido no Brasil, mas de origem oriental, Padre Jonas. Lancei então a proposta: ‘por que vocês não vêm fazer alguma coisa aqui conosco?’… E esse projeto só foi possível graças à Canção Nova… Sem a Canção Nova, não seria possível ter o CMC”. Assim, entre os anos de 2007 e 2008 estabeleceu-se a primeira parceria entre a Custódia da Terra Santa e a Comunidade Canção Nova, fazendo com que essa pudesse realizar de forma mais ampla e específica seu Carisma através da missão de evangelizar pelos meios de comunicação.
No início tudo acontecia de forma muito simples, mas o gradual crescimento culminou com a criação de um centro de mídias, que primeiramente foi nomeado Franciscan Media Center e, em 2014, passou a ser chamado Christian Media Center (CMC). Em 2016, o novo custódio, Frei Francesco Patton, também reconhece o valor dessa parceria e valendo-se ainda da sua formação em Ciências da Comunicação pela Universidade Salesiana de Roma, ampliou essa missão, sobretudo, na realização de mais transmissões (ele foi o primeiro custódio da Terra Santa a visitar a Comunidade Canção Nova no Brasil, em 2018).
Monsenhor Jonas dizia: “Deus fala nos fatos”. Em mais de 15 anos da presença da Comunidade Canção Nova a serviço da Igreja na Terra Santa, levando um conteúdo cristão, ecumênico e inter religioso, em diversas línguas, mostrando e transmitindo as belezas e as riquezas da Terra Santa através de notícias, eventos, festividades e celebrações litúrgicas próprias revelam “pelos frutos conhecereis a árvore” (Mt 7,20).