A Comunidade Canção Nova na Terra Santa
Desde o início, o fundador da Comunidade Canção Nova, Dom Jonas Abib, tinha o sonho de colocar o Carisma Canção Nova a serviço da Igreja na Terra Santa.
Em março de 2005, com a chegada dos primeiros missionários e, graças a uma parceria com a Igreja Maronita no Convento de Belém, esse sonho se tornou realidade.
A Comunidade passou então a evangelizar produzindo conteúdo jornalístico, vídeos, programas de TV e site, além de apoiar peregrinações com a Comunidade Brasileira Obra de Maria e a PJJ (Peregrinatio Jubilaeum Jerusalém).


O atual Patriarca e antigo Custódio da Terra Santa, Sua Eminência Pierbattista Pizzaballa, disse uma vez:
"Uma das perguntas que me fiz foi: Como comunicar a Terra Santa?'(...)
Os cristãos no mundo inteiro sabiam pouco sobre esse lugar, e esse pouco eram apenas os problemas... Precisávamos comunicar uma mensagem positiva...
Ficou claro para mim que a forma de comunicação mais importante, além da revista, era a televisão... Eu tive essa ideia, mas não sabia como fazê-la... Então uma luz apareceu!
Veio para cá o Fundador da Canção Nova, nascido no Brasil, mas com origem oriental, Padre Jonas. Fiz então a proposta: 'Por que você não vem colaborar aqui conosco?'
Este projeto só foi possível graças à Canção Nova... Sem a Canção Nova, não seria possível ter o CMC .".
Assim, entre 2007 e 2008, foi firmada a primeira parceria entre a Custódia da Terra Santa e a Comunidade Canção Nova.
Isso lhe permitiu realizar seu carisma de forma mais ampla e específica por meio da missão de evangelizar por meio da mídia.
No início tudo era muito simples, mas o crescimento gradual culminou na criação de um centro de mídia, originalmente chamado de Franciscan Media Center, e em 2014, foi alterado para Christian Media Center (CMC) .


Em 2016, Fra Francesco Patton, o novo Custódio da Terra Santa, também reconheceu o valor dessa parceria, aproveitando sua formação em Ciências da Comunicação pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma, expandindo essa missão, especialmente por ter mais transmissões ao vivo. (Ele foi o primeiro Custódio a visitar a Casa Mãe da Canção Nova no Brasil em 2018.)
Monsenhor Jonas costumava dizer: "Deus fala nos fatos". Ao longo de mais de 15 anos de presença da Comunidade Canção Nova a serviço da Igreja na Terra de Jesus, levando conteúdo cristão, ecumênico e inter-religioso em diversas línguas, mostrando e transmitindo a beleza e as riquezas da Terra Santa por meio de notícias, eventos, festividades e celebrações litúrgicas, eles revelam que: "Assim, pelos seus frutos os conhecereis." (Mt 7,20).